Como a gente faz

O QUE NOS DIFERENCIA NO MERCADO


2018: um ano de superação. Como nos últimos anos, tivemos um de muitos desafios e conquistas, consolidação da mudança de cultura e adaptação. O último trimestre foi especial e merece destaque. A economia ainda vive momentos de incertezas, mas isso não impede que os brasileiros continuem nutrindo seus sonhos. Um indicativo foi o número de propostas processadas aqui na Bem em outubro. Em várias oportunidades, o volume diário ultrapassou a marca recorde de 18 mil propostas.
Esse índice marca o segundo melhor mês da empresa (atrás apenas de maio de 2017), além da produção de consignado NOVO, que foi a maior desde janeiro de 2017. Esses resultados vêm impulsionando o valor da carteira da BEM. Devemos chegar a 5 bilhões ainda em 2018, pois a tendência continua de alta, após estagnação iniciada no segundo trimestre de 2017. Minha expectativa é que até fevereiro de 2019 a Bem volte a ter participação próxima a 40% na carteira de crédito consignado do Banrisul. Esse desempenho, além de demonstrar um aquecimento do setor financeiro e do mercado de crédito, ratifica a qualidade de nosso parque tecnológico e do trabalho prestado por nossas equipes. A consistência desse resultado se deve, acima de tudo, ao engajamento dos colaboradores das mais diversas áreas. O fator humano e a tecnologia
continuarão sendo o nosso grande diferencial nesse mercado tão competitivo. Com talento e envolvimento, seguiremos cumprindo a missão de realizar experiências únicas para clientes,
parceiros e colaboradores.
O ano de 2019 será uma consolidação das nossas estratégias e do nosso Planejamento Estratégico, que continuam a todo vapor. O crescimento orgânico e sustentável, além do desenvolvimento de novos produtos, e atuação em outros nichos também fazem parte da nossa estratégia. Expansão dos nossos espaços administrativos estão em nosso radar de curto prazo. Abertura de mais pontos de venda próprios acontecerá desde o primeiro mês e seguiremos em frente sempre de acordo com a nossa capacidade. O uso dos métodos ágeis veio pra ficar e fará ainda mais parte do dia a dia de todos os departamentos.
A quantidade de entrega de projetos deve ser intensificada e resultados serão colhidos mensalmente. Continuaremos evoluindo e presentes nas redes sociais, tanto para visibilidade da empresa como canal de captação de negócios. Ou seja, seremos prósperos e desejo que tenhamos muita sorte.
Gustavo F
i u z aDiretor Presidente



A Bem é reconhecida pelos nossos parceiros comerciais como uma empresa de excelência no seu segmento de atuação. Fazer melhor cada processo, otimizando recursos, é o trabalho que executamos no dia a dia da nossa empresa. Isso somente é possível com investimentos no desenvolvimento dos colaboradores e muita inovação em tecnologia. O foco é automatizar processos repetitivos para que as pessoas possam aplicar suas habilidades e conhecimentos de forma mais completa. Para isso, buscamos estruturar políticas de RH e de Tecnologia, observando as tendências do mercado e as estratégias da empresa, garantindo de forma integrada e consistente, atender as necessidades da Bem e dos colaboradores. Capacitar as equipes para melhorar o desempenho e sermos cada vez mais eficientes é o nosso foco. Entretanto, investimos na contratação de consultorias e profissionais externos, agregando novos conhecimentos, aprendizados em cada processo que realizamos. Nos últimos anos, evoluímos muito na gestão por resultados, o que permitiu que a administração tomasse decisões assertivas visando à maximização das receitas e à melhor destinação dos recursos financeiros. Os ganhos foram evoluindo à medida que os processos administrativos foram interligados com os processos financeiros e de contabilidade. Essas mudanças estruturais proporcionaram uma maior interação aos processos, gerando ganhos de produtividade e assertividade das informações
.Importante ressaltar a evolução que tivemos no planejamento dos negócios através da construção do planejamento estratégico, isso possibilitou tanto para a administração quanto aos colaboradores uma visão de médio e longo prazo dos negócios da Bem, engajando todos em busca dos mesmos objetivos. A Bem se transformou e precisa continuar evoluindo para que, neste mercado cada vez mais competitivo e ágil, continue crescendo e atendendo as necessidades de todos os nossos stakeholders. A Bem é feita de pessoas e tecnologia da inovação.
Bruno Fronza
Diretor Administr
ativo Financeiro


Continuamos em ritmo acelerado transformando a Bem Promotora. E para sermos protagonistas nessa transformação digital, as mudanças têm ocorrido em várias frentes: nossos produtos, nossos processos e as pessoas que são as verdadeiras responsáveis por esse movimento.
O ambiente de desenvolvimento dos sistemas da Bem foi completamente revisto e atualizado. Passamos a desenvolver soluções modulares em microsserviços em API ao invés de um sistema monolítico. A exemplo do Google, desenvolvemos a plataforma para publicação de APIs. Agora qualquer desenvolvedor de parceiros ou Corbans pode acessar o portal tecbemlabs.com.br e
fazer o desenvolvimento para integrar as su as soluções com os produtos da Bem. O Bemweb também evoluiu e consolidamos o REACT como tecnologia para o desenvolvimento das telas dos sistemas. Assim, além de diminuir o tempo de desenvolvimento, ganhamos uma série de funcionalidades para que os usuários tenham a melhor experiência ao utilizar os nossos sistemas como, por exemplo, o MOV E.
A plataforma de microsserviços de APIs possibilitou o desenvolvimento do BEMAPP, nossa solução mobile para o Consignado, em tempo recorde. Em menos de três meses, a solução já estava disponível para publicação na Apple Store e na Play Store. O BEMAPP trouxe outra novidade para os sistemas da Bem que é o papel do UX/UI. Este profissional observa os usuários para propor a melhor solução na organização e design das telas e campos dos sistemas para que todos tenham uma ótima experiência ao utilizar a solução.
Para acompanhar a velocidade das transformações, foi necessário aumentar a equipe de TI e rever os processos para garantir agilidade com segurança. Implantamos a ferramenta Jira, que otimiza o atendimento das demandas entrantes pelo Service Desk e permite o acompanhamento de todas as fases ao longo da equipe necessária para a resolução. Em 2019, a ferramenta será implantada em outras áreas da Bem Promotora. A área de Sustentação também recebeu uma atenção especial pois, sendo a responsável pelo atendimento do dia a dia dos problemas e solicitações nos sistemas já implantados, seu sucesso resulta na satisfação dos colaboradores e parceiros sem que haja desvio de foco das equipes dos projetos. E falando em projetos, consolidamos a metodologia ágil e o PMO. A metodologia foi difundida na empresa, os times de desenvolvimento foram definidos e os primeiros frutos já estão sendo colhidos – a comunicação, uma das maiores dificuldades de qualquer empresa e mencionada na pesquisa de Clima da Bem, tem melhorado desde a fase inicial dos projetos. O Jira também está sendo utilizado para auxiliar na gestão e execução dos projetos.
No ano de 2019 continuaremos transformando. A estrutura de Datacenter está desenhada para o nosso crescimento. Com a definição dos times de desenvolvimento, a maturidade da metodologia ágil e dos PO’s teremos projetos entregues com muito mais velocidade e assertividade. Para suportar esta dinâmica, estamos implementando técnicas de controle de versão em ambiente de produção dos sistemas semelhantes às utilizadas pelo Netflix e Amazon. O ano de 2019 também nos reserva intensificar o uso da inteligência artificial com a Nina em outras áreas além da Unidade Apoio Comercial. Os sistemas que conduzem as operações de Crédito Consignado, Seguros e Capitalização, as soluções de BI e o processo de Orçamento continuarão sendo aprimorados
gerando cada vez mais diferenciação da Bem Promotora no mercado. Que venha 2019!Ricardo Pad
oin Nenê
Diretor de Tecnologia e I novação
O ano de 2018 se desenhou em três grandes marcos para a Bem: agilidade, flexibilidade e entregas. Todos puderam perceber os movimentos da econ
omia, do mercado e do nosso negócio que completou 10 anos.Por isso, é importante refletir sobre nossa estratégia e o que fizemos até aqui. Para se preparar, acompanhe as diretrizes das lideranças e como cada um precisará se preparar para o próximo ano: